O Processo de Planejamento Financeiro do FPSB consiste em seis etapas, desenhadas para considerar todos os aspectos da situação financeira do cliente, a fim de formular estratégias e recomendações.
Trata-se de um processo interativo entre o planejador e o cliente, que não termina com a entrega do relatório, mas segue sendo alimentado e aprimorado ao longo do tempo.
Esclarecimentos sobre o processo, os serviços oferecidos e as competências do Planejador. Formalização do acordo de prestação de serviço.
Identificar os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente que são relevantes para o Planejamento Financeiro.
Análise das informações para entender e avaliar a situação atual, comparando aos objetivos, necessidades e prioridades.
Apresentação das recomendações de Planejamento Financeiro e a justificativa de suporte para melhor tomada de decisão.
Alinhar as responsabilidades de implementação. Identificar e apresentar produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações aceitas pelo cliente.
Avaliação periódica do progresso na realização dos objetivos versus as recomendações, verificando se ainda são apropriadas ou se precisam de ajustes.
Um Planejamento Financeiro abrangente engloba as seis áreas indicadas na figura ao lado. Dependendo das necessidades específicas do cliente, o foco principal pode ser em algumas delas, mas sempre considerando uma visão do todo.